quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cursos de direito sob ameaça do MEC

O blog não é (só) sobre educação, mas outra notícia chamou a atenção nesta quinta-feira. O Ministério da Educação ameaçou punir as faculdades com desempenho muito ruim no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e que tiveram índice ainda pior no exame da OAB.

Não é de hoje que, sabe-se, Direito é um curso muito lucrativo para as faculdades por aí. Qualquer faculdade mequetrefe abre, no mínimo, dois cursos: Administração e Direito. É lucro quase certo. Estes cursos, porém, nem sempre são feitos da melhor forma, e a qualidade acaba ficando prejudicada.

Segundo o MEC, 37 faculdades tiveram um desempenho considerado ruim (abaixo de 3 pontos, em um universo de 5 possíveis) no ENADE. Além disso, há um número considerável de faculdades com menos de 10% de aprovação no exame da OAB, que dá autorização ao bacharel em Direito em exercer a profissão.

Algumas faculdades de São Paulo, como Uninove, Uniban, FIC (Faculdade Integral Cantareira), UNIP (sim, aquela mesma que diz que tem um "enorme" número de aprovados no exame da Ordem) e Centro universitário Ibero-Americano.

No caso da UNIP, é fácil entender a propaganda que fazem. A universidade diz ter o maior número de aprovados do estado de São Paulo nbo exame da OAB. E é bem possível. Eles consideram o número absoluto de aprovados, não a porcentagem. E em números absolutos, uma universidade que tem centenas de campi espalhados por todo o estado realmente aprova "muito". A porcentagem de alunos aprovados, contudo, está em nível crítico, e por isso a "condenação" da OAB.

O MEC irá enviar comunicados às faculdades, pedindo justificativa pelo péssimo desempenho e cobrando providências. Uma análise será feita e, caso seja constado que a qualidade continua ruim, as faculdades podem ser proibidas de abrir concurso vestibular e, permanecendo com desempenho ruim, o fechamento do curso.

Leia a notícia completa no UOL Educação


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário