terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Não é brinquedo não!

As discussões (e especulações) sobre os videogames da nova geração causam alvoroço na Internet. As três maiores fabricantes de hoje, Microsoft, Nintendo e Sony, lançaram recentemente o XBOX 360, o Wii e o Playstation 3, respectivamente. Enquanto o XBOX 360 saiu à frente dos demais no lançamento - com um hardware poderoso e jogos bastante interessantes -, o Wii aposta tudo na interface inovadora do seu controle. Já o Playstation 3 herda uma grande responsabilidade: o de ser a principal máquina do meio nos últimos 11 anos.



O Xbox 360 foi o primeiro a ser lançado no mercado. A Microsoft se preparou muito para entrar no mundo dos consoles, e o fez triunfalmente com o Xbox. Agora, a nova versão do console aposta nos jogos online e em uma capacidade gráfica espantosa. Os jogos são bastante interessantes, os recursos online parecem agradar os jogadores e ter a Microsoft - uma empresa que não entra pra perder em lugar nenhum - sempre ajuda.



A Nintendo vêm de uma experiência muito ruim. Foi a única a lançar um console de 64 bits, o Nintendo 64. Embora não tenha sido um fracasso, não conseguiu destronar a Sony do posto de líder, ainda que o Playstation II tenha chegado bastante tempo depois. Um dos maiores problemas do Nintendo 64 fori a ausência de jogos realmente bons. Os jogos com estilo mais infantil e "familiar" da Nintendo conquistam um certo público, mas não os grandes consumidores do segmento. É um dos problemas que a empresa japonesa terá que resolver para não enfrentar novamente no Wii.



A inovação - uma marca da Nintendo - marca o novo capítulo em busca da recuperação de empresa número 1 em games. O novo console, além de mais potente - como se espera de qualquer máquina da nova geração -, traz a maior novidade em termos de interface dos últimos anos - talvez das última décadas. Um controle totalmente diferente, que capta os movimentos e os utiliza para os jogos. O sistema é altamente arriscado: pode ser a maior invenção deste início de século XXI, com a resolução de um dos maiores problemas dos computadores e videogames: a interface. Ao mesmo tempo, pode ser um grande desastre se não for fácil de usar.



O Playstation III traz em seu nome uma grande responsabilidade. Lançado em 1995, o Playstation foi o pontapé inicial da Sony no mundo dos games. O sucesso foi estrondoso. Alcançou a liderança com jogos de alta complexidade e explorando ao máximo os gráficos. O Playstation II continuou com o reinado da Sony, que só não aumentou pela entrada da Microsoft no meio. O PLaystation III é o hardware mais poderoso e traz a maior expectativa entre os três. Talvez por isso tenha sido a maior decepção até agora. Mas a disputa não terminou. É esperar pra ver.



Outer Space - Games, PC, Xbox 360, Playstation 3, PSP, Nintendo DS, Wii - http://www.osgn.com.br





powered by performancing firefox

Nenhum comentário:

Postar um comentário