domingo, 15 de março de 2009

A ansiedade que consome o tempo

Paciência é algo que eu não tenho. Nunca tive muita, na verdade. Mas ansiedade é algo que eu sempre soube trabalhar em mim. Saber esperar é algo que eu tive que aprender, porque nada acontecia como eu queria, do jeito que eu queria.

O problema é que ansiedade é mais do que isso. Muito mais.

Acho que quando estou em casa estou descansando. Posso até estar, mas se penso em "gastar meu tempo" escrevendo para o blog, fico pensando se não podia estar fazendo outra coisa. É sempre um dilema entre o que eu quero e o que eu deveria fazer. E muitas vezes não faço nenhum dos dois.

Com o início das aulas, vieram os primeiros textos para ler - que eu ainda não li, embora a empolgação de começo de semestre ainda esteja ativa. Empolgação porque em todo início de semestre faço aquelas promessas inúteis difíceis de serem cumpridas: esse semestre vou me dedicar mais do que no anterior.

E chegou o final de semana, depois de um sábado agitado, e fico pensando: deveria estar começando a ler os textos. E por que não começo? Simplesmente esqueci de tirar as xerox. Não me planejei e novamente comecei o ano sem agenda.

No fim, fico com o meu jogo no computador, o futebol, uma saída com os amigos, seriados ou filmes na TV e até outras leituras, que não são exatamente as necessárias para a faculdade.

Mas ainda é tempo. O ano ainda está em seu terceiro mês, ainda tenho tempo de comprar uma agenda e tentar me organizar daqui pra frente.

Para quem pensava que controlava a ansiedade, às vezes é preciso cair na real. E tentar tratar isso, de alguma forma. Esse ritmo maluco de trabalho, com intensidade alta, embora em menos horas do que o anterior, aumentou essa sensação a ponto de eu conseguir percebê-la com mais clareza.

Aliás, tratamento é algo com que eu tenho tido problemas nos últimos tempos. Mas isso é assunto para outra hora...

2 comentários:

  1. Muito bom saber que eu não sou o único que está passando por esta situação!

    É sério, tô igualzinho a vc Lobo! E dessa semana não passa, compro a agenda!

    ResponderExcluir
  2. pois é, Victão, comigo é SEMPRE igual! Todo ano eu demoro uns quatro meses para comprar a agenda... hahaha

    ResponderExcluir