domingo, 8 de fevereiro de 2009

Vida de jogador de futebol

O contrato estava no fim. Ele sabia que a situação do clube piorava a cada dia. Ele mesmo já não se sentia bem ali, embora se desse bem com alguns dos companheiros. E foi como parecia: o cotrato acabou e não tinham dinheiro para renová-lo.

Era hora de buscar novos horizontes. Mas a temporada estava no fim, não havia muita chance para conseguir um contrato àquela altura. Seria precisa esperar a janela de transferências, em janeiro, para tentar encontrar um novo clube. E, bom, teria férias de verdade.

Chegou janeiro e com ele algumas propostas. Testes, conversas, negociações. Alguns clubes precisavam de um reserva, alguém para entrar quando precisassem. Outros precisam de alguém para ser titular, mas em um time que disputa campeonatos reigionais.

Veio uma boa proposta, mas arriscada. Um bom time, que disputa grandes campeonatos. Melhor: com uma carência em um setor que ele é especialista. Era uma forma de conseguir experiência, conseguir fazer um bom trabalho. Eles pareceram interessados. "Grandes chances de que você seja a nossa contratação". Chamaremos esse de time vermelho.

A proposta soou ótima. Mas eles estavam avaliando outros jogadores para a mesma posição. E a resposta não vinha. Foi quando surgiu um outro time. Pediu alguns testes, olhou todo o currículo, analisou a breve carreira dele. Disse que fariam mais testes e ligariam. Chamemos de time azul.

Ligaram pouco tempo depois, dizendo que ele era o escolhido. Mas ele estava em testes para um outro clube, que nem sabia se seria melhor ou pior. Pediu um tempo para decidir. Eles não podiam esperar. Então, teve que dispensar a chance...

Chegaram as contas e ele viu que era maiores do que esperava. Precisava pagá-las, mas como? Tinha acabado de dispensar uma oportunidade de ganhar uma grana. E agora? Continuar procurando.

Eis que o tempo passou, surgiu outra proposta, que ele pediu um tempo para pensar. era o time amarelo. Na data combinada, deveria ligar para dizer o que queria. Esqueceu. A proposta parecia até razoavelmente boa, se não houvesse mais nenhuma.

Eis que o time azul liga novamente. Disse que queriam ele no time, que parecia ideal para o que precisavam. Ele ficou de pensar novamente. Eles ligariam no dia seguinte. Ele ainda queria o time vermelho.

Hora da resposta ao time azul. A proposta era boa, afinal. Por que não aceitar? "Venha aqui segunda de manhã". Estava fechado.

Mais tarde naquele dia, um e-mail dizia: "está livre para começar a treinar já na semana que vem?". Era do time vermelho. Mas ele já tinha fechado com o azul... Por outro lado, não podia perder a chance de jogar em um time onde teria a oportunidade de jogar. Seria difícil, mas seria profissionalmente melhor.

Talvez no time azul tivesse o lugar garantido na equipe, talvez se tornasse ídolo da torcida. O técnico tinha gostado dele. Mas a chance de jogar em um time que o desafiava, que talvez lhe desse mais prazer em trabalhar. E, bom, também tinham gostado muito dele lá.

O noticiário já informava que ele estava fechado com o time azul. Seria uma surpresa aparecer no vermelho. Ele não sabia como dizer, não conseguia falar com ninguém do time azul. Era domingo, o contrato seria assinado na segunda. Seria. Ele iria assinar um contrato, mas com o time vermelho.

Essa vida de jogador de futebol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário