sábado, 21 de fevereiro de 2009

No meio do nada

Achei que a minha falta de vontade de colocar as coisas que penso e escrevo no meu caderninho aqui no blog fosse por conta da falta de tempo. Quanto tive tempo, não tive ânimo. Achei que podia ser a falta de motivação das férias, ou do período procurando estágio... E o estágio veio. Mas, por enquanto, a motivação continua a mesma.

Talvez seja fruto da falta da convivência com os amigos (os velhos e os novos). Ou porque "gasto" minha criatividade o dia todo, na frente do computador, procurando pautas, buscando informações e, claro, escrevendo.

Isso tudo importa, mas pensando um pouco mais fundo, talvez essas sejam razões marginais. O problema talvez esteja no meio. Está tudo bem, mas nada ótimo. Nada está mal, mas está próximo. Há satisfação, mas não há alegria. No meio do nada.

Explico.

Adoro reclamar, ser irônico, às vezes cínico. Isso acontecia com muita freqüencia quando eu estava insatisfeito - no trabalho, fazendo algo que, definitivamente, não era eu, ou mesmo na vida pessoal. Problemas em relacionamentos ou problemas pela ausência desses relacionamentos.

Sempre gostei da música "Only Happy When It Rains", do Garbage. É a minha música favorita deles, que é a banda que mais gosto. Mas agora, ela nunca fez tanto sentido. A música é cínica. Não chega a ser triste, porque esse é um sentimento que parece sem força. É mais denso, mais escuro, mais cruel. Depressiva seria mais apropriado.

Um trecho da letra diz:
I'm only happy when it rains
I'm only happy when its complicated
And though I know you cant appreciate it
I'm only happy when it rains
Já interpretei a música de muitos jeitos diferentes - e essa é uma das características das músicas do Garbage, aliás: são complexas.

Compreendi a música de uma forma diferente dessa vez. Essa sensação pesada é, contraditoriamente, boa. Uma paixão não correspondida plenamente - mas correspondida parcialmente. Quem dirá o que é certo ou errado para quem tem esses sentimentos?

O ruim, às vezes, é bom. Ou, ao menos, é melhor do que o médio. Do que esse marasmo, recheado de razoável e satisfatório. Cheio de bom, mas sem nenhum ótimo. Longe do melhor e do pior. Simplesmente médio. Esse sim, terrível. Pior do que a intensidade negativa é não ter intensidade nenhuma.

Um comentário:

  1. o ruim é mais perto do bom do que o médio, assim como o preto é mais perto do branco do que o vermelho.

    Sorte do Fontes: Cuidado com o impossível.

    ResponderExcluir