quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Agosto com cara de novembro

Foto: Apoena Machado CunhaFinal de semestre é sempre uma correria para quem estuda. São provas, trabalhos, resenhas, dezenas de textos para ler e toda sorte de tarefas que precisam ser feitas custe o que custar. O final do semestre passado, por exemplo, mostrou que quem não se programa para fazer as inevitáveis tarefas de fim de semestre, acaba tendo seu tempo devorado, suas noites ficam em claro, seus finais de semana são destituídos.

Bom, começa outro semestre. Logo no começo, as coisas são mais tranqüilas... NOT! O meu mês de agosto foi corrido. MUITO corrido. Apresentei simplesmente dois seminários, já fiz alguns trabalhos (que realmente tomaram tempo) e tenho uma lista de textos que não li para ler enorme.

No final do semestre passado, comentei com um colega de classe que você pode não estudar durante todo o semestre, mas a USP cobra a conta no final. E olha que a ECA é das faculdade que menos cobra, dizem. Eu mesmo vivo fazendo críticas que faltam leituras às nossas aulas.

Um dos professores mais famosos e comentados do cursos, inclusive, dá uma aula ótima. Fala de diversos pensadores, passa por muitas teorias importantes. Porém, não lemos uma linha sequer de qualquer um dos autores falados em aula.

Isso gera um problema: alunos que acham que conhecem algo só porque ouviram e leram um texto de um professor sobre o assunto. Alguns chegam a ter a pretensão de fazer perguntas usando esse "arcabouço" de conhecimento extremamente frágil. E forma gente prepotente e arrogante que acha que sabe mais do que sabe.

Fato é que mesmo com esses defeitos, ainda temos muito o que fazer. E o primeiro mês do segundo semestre, tradicionalmente tranquilo, passou a ser corrido como o último. Uma veterana me alertou: "semestre de jornal laboratório é corrido do início ao fim". Talvez. Para quem trabalha, mais ainda.

Mesmo em um ritmo frenético, dormindo pouco em várias noites, tendo muito o que estudar - inclusive nos finais de semana (cursinho reloaded) -, tudo tem valido muito a pena. Primeiro, claro, porque o assunto me interessa, estudar jornalismo é algo que eu sabia que gostaria.

Segundo, porque o clima universitário é ótimo. Ontem fui ao bandeijão da USP pela primeira vez (shame on me) e achei ótimo. As pessoas que conheci são incríveis - algumas delas linkadas aí do lado, como a Alice, o Túlio, Vitor, Fontes, Mari e Clara. Há outras pessoas importantes, que não estão online, mas fazem essa aventura valer a pena.

A segunda faculdade cansa. Mas faz sorrir muito mais. Que venha mais!

Um comentário: