quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quando ser hetero é ser minoria

Até pouco tempo atrás, não conhecia nenhum vegetariano. Não tinha assim tanta gente que se preocupava com os bichinhos a ponto de não comê-los. Também há pouco tempo atrás, eu não tinha nenhum amigo ou amiga gay. Em um passado não muito distante, eu mal conhecia pessoas que eram fãs incondicionais de Linux.

Bom, os tempos mudaram.

Os gays hoje fazem o maior evento de São Paulo ao ar livre - dizem as más línguas que são quase 2 milhões de pessoas na Av. paulista todo ano. Em termos de grandiosidade, só não é o maior evento anual da cidade porque temos a Fórmula 1, que movimenta mais grana ainda.

Antes, pouco se via gays se beijando em público. Hoje, é até comum. E uma conquista, em uma sociedade que demorou a se abrir. Eu acho ótimo que cada um possa ser o que é sem esconder, sem moralismos estúpidos. Cada um faz o que quer e ninguém tem nada com isso.

Falava, brincando, que quanto mais gays no mundo, melhor: sobraria mais mulheres. Obviamente, é uma afirmação só engraçada - talvez nem isso. Muita mulher também é gay. Ou seja: o mercado diminui para os homens e mulheres heteros igualmente.

Não tenho absolutamente nada contra gays. Hoje tenho muitos conhecidos gays, pessoas que eu tenciono até chamar de amigos. Mas algumas coisas estão ficando chatas. Se você não é gay, sorry, baby, você não é in. Já até perdi mulheres que se apaixonaram por gays. E conheço algumas que adoram sair com eles, mesmo sabendo que, bom, tecnicamente eles gostem do mesmo que elas...

A Lara já falou em criar a Parada do Orgulho Hetero. E como ela mesma diz, nada contra os gays, muito pelo contrário: temos conhecidos e amigos que são gays. Podemos não estar na moda, mas nós, heteros, também podemos ser muito divertidos, amigos e até fashion (ok, esse é mais o caso da Lara do que meu, mas enfim...). Os gays tem seu espaço - inclusive nos nossos círculos de amizades -, e nós também!

Quem sabe um dia fazemos o movimento do orgulho hetero... Mas como vai ficar com cara de homofóbico - o que não somos -, deixa pra lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário