terça-feira, 11 de março de 2008

Tráfego pesado agora é problema também na internet


Ganha força nos EUA o movimento dos ISPs (Internet Service Provider, provedor de serviços de internet, em tradução livre) para controlar o tráfego de seus usuários na rede.
Segundo os provedores, programas compartilhadores de arquivo, por exemplo, consomem uma banda excessiva, o que prejudicaria o tráfego de dados de outros usuários. Com poder de controle, os ISPs poderiam criar mecanismos que diminuam o consumo de banda dessas softwares.
A iniciativa não é novidade. No Brasil, o Speedy impôs um limite de consumo para os seus clientes, ameaçando com multa aqueles que ultrapassassem o limite. A medida era para conter os "5% de usuários que consomem 50% da banda", alegava a empresa.
A iniciativa, porém, não vingou. Muitos dos serviços da operadora são vendidos hoje sem limite de tráfego.
Será que a limitação de tráfego é uma solução para esse problema? Talvez os provedores de acesso não tenham infra-estrutura para aguentar o alargamento de banda na internet. Mas talvez seja também um pequeno grupo de usuários causando um tráfego muito intenso, frente a uma maioria que não gasta tanto.
É preciso um estudo para avaliar o que é melhor. mas uma coisa é fato: intervir na banda do usuário sem ele saber, como há rumores que aconteça nos EUA, é absolutamente inaceitável.
É preciso discutir esse tipo de questão de forma ampla, analisar as tendências e traçar os rumos coletivamente.
Controlar o tipo de acesso do usuário à internet e simplesmente dificultar o acesso à softwares específicos é um risco que a internet não pode correr.
A abertura dos dados, de forma oficial, pode levar a um controle excessivo e centralizado - o que irá minar o caráter livre que a internet possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário