terça-feira, 4 de março de 2008

Jornalismo, dia 1

Foi um dia importante. Na sexta recebi uma convocação para fazer uma prova na segunda para ser repórter em um grande jornal brasileiro. Foi ontem. Exatamente o mesmo dia que começaram as aulas do curso de jornalismo na USP, que eu tanto queria.

Curioso: minha vida profissional como jornalista começou, de certa forma, no mesmo dia que iniciei a vida acadêmica em jornalismo. Uma data, dois inícios, mas ambos totalmente relacionados.

Fiz o teste e achei relativamente fácil. Talvez um pouco pela minha auto-confiança, e certamente uma grande parte porque eu me preparei para isso. Agora era só esperar...

E nem precisei esperar muito. Mais tarde, recebi uma ligação com o editor, me chamando para conversar, me conhecer melhor. Uma espécie de entrevista. Rá! Bingo! Meu teste foi bem feito. Ficou tudo para hoje.

Mas antes tinha o início da faculdade. Ônibus lotado para ir da zona leste à zona oeste, onde fic USP. No ônibus, vários estudantes, muitos com cópias de textos ou mesmo livros. Leitura é uma atividade bem presente no ônibus que vai para a cidade universitária.

Já na sala, começa a aula. Cada nome da chamada diz quantos anos tem. Só quatro acima dos 20 anos de idade, entre os 33 presentes, sendo um aluno antigo da USP. Sobram três ingressantes com mais de 20 anos: uma de 22, outro de 39 e eu, com meus 24.

Eu já conhecia a professora: ela tinha participado da banca examinadora de uma defesa de doutorado que assisti no ano passado. Comentei come ela no fim da aula, ela ficou feliz em saber que eu trabalhava com a doutoranda daquela ocasião.

Durante a aula, ela pergunta quem teve experiência na edição de wiki. Só uma pessoa e eu. A nata da sociedade está lá. Afinal, entrar em um dos cursos mais concorridos da USP com 17 anos, é preciso uma formação muito boa. Infelizmente, só quem tem alguma grana pode ter isso hoje em dia. É uma nata, que entra direto do colégio ou, no máximo, fez um ano de cursinho.

Foi só o primeiro dia, mas já deixou algumas impressões. Veremos como será esse daqui pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário