quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

"Estudar é um ato solitário"

Dizem que nos aproximamos das pessoas com os mesmos interesses que nós. Talvez por isso surja um clima de ajuda mútua e de companheirismo no cursinho. Todos têm um mesmo objetivo.

O vestibular é como uma guerra. Nos preparamos para ele por um longo tempo, treinamos exastivamente as situações que vamos enfrentar, somos obrigados a aprender as técnicas de sobrevivência nessa violenta batalha.

Ao longo caminho, perdemos muitos companheiros. Uns não aguentam e desistem, outros são derrotas em batalhas... Vemos cenas de guerra: gente morrendo e sem poder ser ajudada, outros combatendo de peito aberto sem a preparação devida, outros que são massacrados pela crueldade da concorrência.

Perto do final, são poucos os sobreviventes. Mal conhecemos uns aos outros, porque aqueles que eram os companheiros já se foram. Nos reagrupamos, temos que tirar forças de onde parece que não temos mais.

Sorte que houve um cessar fogo na passagem de ano. Assim pudemos nos recuperar e passar a nos preprarmos, cada vez mais sozinhos, para a batalha final que se aproxima.

Agora, nos últimos dias de batalha, são poucos os sobreviventes. Bravos combatentes que tentam de todas as formas manterem-se vivos, conseguir voltar para casa ao final da guerra e dar uma boa notícia à família. Mesmo no final, muitos ainda ficarão para trás. Muitos não passarão dessa última batalha. Sabemos que o vestibular, como a guerra, é assim.

Nos preparamos todos os dias para fazer o melhor. E que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário