segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Destino: desconhecido

O ano inteiro eu tive um só objetivo: passar no vestibular. Qualquer outro considerei como secundário, menor, menos importante. Por isso, os três leitores desse blog certamente perceberam que estive monotemático nos últimos meses. Principalmente a partir de novembro, quando a dedicação ao vestibular aumentou violentamente.

Passada o notal e ano novo com a cabeça na segunda fase, um período de descanso com a consciência lembrando o tempo todo da necessidade de estudar, é chagado o pior momento de todos no ano: um mês de agonizante espera. Chamei-o, ainda no ano passado, de purgatório. Não se sabe se o carnaval terá motivos para ser no céu ou no inferno - até porque esse ano a Fuvest irá divulgar os resultados depois das festanças. Será que haverá motivos para pular o carnaval?

Fato é que o destino Londrina poderá ser definido a partir de quinta-feira. Será quando os resultados da UEL serão divulgados. E ali começa a definição de um ano que não consigo imaginar ainda. Uma vida em Londrina, longe da cidade que nasci, cresci e que amo? Pode ser que sim, porque "a capital do norte do Paraná" oferece muitos atrativos. Além da Universidade em si, há o encanto de uma cidade grande com ares de interior. Há a organização que São Paulo jamais poderá ter. As mulheres, atraentes como estrelas em noite de luar.

Mas há também São Paulo. A esperança de permanecer na cidade-caos, a cidade cinza, capital financeira do país, centro cultural intenso, mercado de trabalho dinâmico e ávido, custo de vida elevado. O principal atrativo, neste caso, é a maior Universidade do país, uma das mais consagradas. Além do óbvio: manter-se na cidade natal, com os contatos que já existem e onde a carreira começou, onde moram a maioria dos amigos e onde a família fica perto.

Esse será um ano diferente dos outros, certamente. E um ano que não pode ser previsto: só pode ser vivido. Daqui a um mês, quando tudo já estiver definido, pode ser que eu consiga enxergar como será até dezembro. Hoje, o fato é que qualquer previsão é impossível.

Um comentário:

  1. Como assim "os três leitores desse blog"???rsrsrs.

    Outra: "até porque esse ano a Fuvest irá divulgar os resultados depois das festanças"?. Não vai ser no dia 07/02, como normalmente costuma ser?

    Mês no purgatório: eu também me considero assim, apesar de procurar não nutrir muitas expectativas quanto à UFSCAR (Ciências Econômicas em Sorocaba). Fiquei desanimado após ver que não fui bem na UNICAMP. =/

    ResponderExcluir