quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Controle de tráfego ou censura?

Sempre tivemos total liberdade de acesso à Internet no trabalho, até por trabalharmos com isso. Recentemente, porém, o quadro mudou. As administradores da rede bloquearam o acesso ao orkut e ao youtube. E a lista de "sites proibidos" irá aumentar.

Segundo a informação dada por um dos responsáveis por colocar em prática os bloqueios, a idéia não é de censura, mas sim de controle de tráfego. O link de internet utilizado no prédio - pequeno, dois andares e umas 50 pessoas trabalhando neles, no máximo - tem apenas 1 MB. A proibição é uma "economia de banda".

Duas questões me parecem discutíveis:

1) Por que diabos uma empresa tem um link de APENAS 1 MB (o mesmo que eu uso em casa) em um prédio com 50 pessoas que utilizam computadores para trabalhar?

2) Será que proibir orkut e youtube diminui, efetivamente, o tráfego de dados e economiza banda? Porque ao que parece, os sites de portais como Terra e UOL são bastante acessados.

É sim uma censura. O problema é a visão pequena de quem manda aplicar este tipo de medida. Em uma empresa que trabalha com Gestão do Conhecimento, tecnologia, Internet e mídias digitais, proibir o acesso a estes sites me parece pouco inteligente. O esquema de trabalho de fábrica não se aplica em um lugar assim.

De qualquer forma, as consuras devem ser cada vez mais freqüentes nas empresas. Mas até quando os mecanismos de controle de acesso são os mais eficientes?

Em termos de gestão, certamente não são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário