sexta-feira, 20 de julho de 2007

Chega a 18 milhões o número de usuários de Internet no Brasil

Segundo dados do Ibope/NetRatings, junho foi o primeiro ano desde 2000 - quando foram iniciadas as pesquisas - que o Brasil chegou a 18 milhões de usuários residenciais de Internet (Fonte: Estadao).

O número total de usuários ativos é de 33,1 milhões, contando também aqueles que têm acesso à Internet no trabalho ou em outros lugares.

Isto significa que pouco menos de 10% da população brasileira acessa a Internet em suas casas. Esse pode ser o maior número desde o início das medições, mas ainda está longe de ser satisfatório. Até porque a inclusão digital é um dos itens da inclusão social. E esta, sim, é uma batalha árdua.

Em um país onde temos uma grande massa de analfabetos funcionais, alunos que terminam o Ensino Médio sem mal saberem escrever, faculdades que formam alunos que lêem com muita dificuldade, pensar em Internet ainda é algo muito distante. Temos um abismo gigantesco a resolver antes de pensar na inclusão digital.

Enquanto isso, vemos notícias do Pan, que consumiu R$ 4 bilhões dos cofres públicos. Lamentamos a tragédia no aeroporto de Congonhas e criticamos o governo pela crise aérea (o que é justíssimo, aliás). Mas esquecemos que quem usa avião no Brasil é um público tão grande quanto aqueles que usam a Internet. Provavelmente, as mesmas pessoas.

Esquecemos também que há um senhor chamado Renan Calheiros, que desfila pelo congresso como se fosse a casa dele. A impunidade é tão grande que ele faz questão de rir para todas as câmeras que o filmam.

Afinal, ele desfruta do nosso dinheiro. Quem deve estar preocupado somos nós, não ele. Ele tem imunidade parlamentar. Nós pagamos pelas suas falcatruas. Pagamos pela Pan. Provavelmente pagaremos uma quantia ainda maior pela Copa do Mundo de 2014, que será confirmada no Brasil em outubro.

Em tempo: adoro esportes e adoro o Pan americano. Adoraria ver uma Copa do Mundo no Brasil, porque adoro futebol. Mas nosso país não está preparado para ter um evento deste porte sem que haja um rombo de corrupção e um legado de obras medonhas que serão bancadas por nós.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário