quinta-feira, 19 de julho de 2007

Aeroporto de Congonhas deve estar ali?

Recebi alguns textos muito bons sobre o aeroporto, escritos por quem vive esta realidade de perto: os moradores das proximidades. Eis o primeiro:

Ciente da importância econômica do aeroporto de Congonhas, nunca fui contundente com minha opiniões a respeito desse lugar. Entretanto, diante dos novos fatos, preciso afirmar, em tom de denúncia, a irracionalidade desse aeroporto. Sua mera existência é um pesadelo para os moradores e passantes da região. O congestionamento das vias ao redor aumenta a cada dia, o barulho das turbinas é interminável, sem contar o óbvio risco de ter um posto aeroviário entre casas e prédios para aqueles que estão em um raio de 10Km do lugar. A chuva sempre foi abundante na região e houve diversos casos de derrapagens. O tamanho da pista é inferior ao mínimo exigido para aviões de grande porte. Os moradores do bairro de Jabaquara carregam até hoje o trauma do acidente do Fokker 100 da TAM, em outubro de 1996.

Presidente Lula, ministro Waldir Pires, brigadeiro José Carlos Pereira, governador José Serra e prefeito Gilberto Kassab: por favor, usem o orçamento do PAC, do PAN, da Angra 3 e construam um novo aeroporto longe do centro de São Paulo e construam conjuntos habitacionais, escolas e hospitais no lugar. Desmilitarizem o setor aéreo, retirem os controladores militares e contratem controladores civis, punam empresas irresponsáveis. Não durmam com mais peso na consciência, não façam de nossas vidas um inferno, não deixem a população com medo de voar, não acumulem os mesmos erros no currículo.

Atenciosamente,
Bernardo Barlach

Nenhum comentário:

Postar um comentário