sexta-feira, 29 de junho de 2007

Sobretaxas nos outros é refresco

EUA cortam benefícios para Brasil e Índia

Sobretaxa. Esta é uma atitude protecionista usada há centenas de anos pelos governos ao longo da história. Esta política foi consolidada na época do mercantilismo, onde o Estado intervinha na economia, supostamente, para proteger os interesses econômicos da nação.

Contudo, depois da Brasil e Índia unirem forças contra as novas regras de comércio mundial - menos taxas para produtos industrializados, basicamente -, os Estaods Unidos sentem-se prejudicados.

A sobretaxa sobre os freios e produtos brasileiros deste setor é uma clara retaliação estado-unidense contra os dois países que hoje lideram o bloco de países chamados "em desenvolvimento".

A exigência do bloco liderado por indianos e brasileiros é uma significativa diminuição da sobretaxa sobre produtos destes países - essencialmente produtos agrícolas, no caso do Brasil. Alguns produtos brasileiros, como o açúcar e algodão, pagam taxas próximas a 40%.

As exigências, segundo os estado-unidenses, é "impossível". Estas tentativas de acordo vêm ocorrendo desde 2001, mas tanto Brasil quanto Índia são lideranças que impedem, segundo os países desenvolvidos, o acordo.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário