quarta-feira, 28 de junho de 2006

Inocência (?) da informação

Como tem "jornalista" irresponsável no mundo!

Recebi um e-mail com uma suposta entrevista com o Marcola, que é apontado como líder do PCC, dada ao jornal O Globo. Como sempre fico com um pé atrás ao receber qualquer tipo de notícia no corpo do e-mail, fui ao Google checar. O que encontrei foi um alguns poucos jornais minúsculos e muitos, muitos blogs com a publicação da entrevista na íntegra. Fui então no site da fonta, O Globo, para tirar definitivamente a dúvida.

Não estava lá. Não há qualquer entrevista com o Marcola.

Alguém acha mesmo que um criminoso diria isso?

PS: tudo não passou de uma coluna do Arnaldo Jabor.

domingo, 25 de junho de 2006

Emoções de Copa

Estou totalmente vidrado na Copa do Mundo. Talvez por demorar tanto a acontecer - a cada 4 anos -, talvez pela grandeza do evento ou, quem sabe, pela emoção que ela provoca.

Ouvi comentários de lado a lado criticando o nível técnico da Copa. Não concordo. Podemos não ter jogos brilhantes, mas ruins mesmo são poucos. Pra mim, a decepção, em relação ao futebol apresentado, é a Inglaterra. Os jogos do English Team têm sido sonolentos. Mas ganham os jogos. Depois de uma vitória sem brilho contra o Equador, agora vem Portigal de Felipão pela frente. Será que os ingleses vão resolver jogar agora?

Os portugueses mostraram sim muita batalha frente a uma Holanda com baixo poder ofensivo. Isto mesmo podendo contar com Robben, Van Pierce, Van Der Vaart e Van Nistelroy - estes dois últimos são inacreditavelmente reservas. Aliás, o atacante Van Nistelroy, considerado um dos grandes atacantes do planeta atualmente, sequer entrou no jogo. Isto mesmo: a Holanda perdia o jogo e estava sendo eliminada, mas Nistelroy sequer entrou no jogo. E a Holanda volta pra casa.

Portugal foi covarde em certos momentos, principalmente no fim do jogo. Resolveu se defender, e fez isso com muita competência. Mas correu muitos riscos, e uma prorrogação mudaria o rumo emocional do jogo. Mas o "se" não joga, e Portugal pega a Inglaterra nas quartas de final.

Dos times que jogaram as oitavas de final, apenas a Alemanha ganhou com sobras do adversário. Mandou a Suécia pra casa com um placar de 2 a 0, conquistado em menos de 15 minutos de jogo. Um começo arrasador, com uma marcação forte, ataques rápidos e uma vibração de time campeão. O crescimento do time alemão parece irreversível, e seu adversário, a Argentina, só fez uma boa partida na Copa até agora: a goleada por 6 a 0 frente a Sérvia e Montenegro. Os alemãos estão com pinta de campeões. Derrubá-los será tarefa para poucos.

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Web Copa

Impossível não falar de Copa hoje. Mesmo quem não gosta - não é meu caso, definitivamente -, a grandeza do evento não deixa que a maioria dos seres vivo com algum acesso à informação fiquem "desplugados". Principalmente em uma Copa onde a Internet ganhou caráter de mídia definitivamente.

A volta das narrativas, o ato de "contar histórias" voltou à tona. Este é um fato que se evidencia quando pensamos nas coberturas do Mundial feitos por blogs de jogadores. Nada mais do que histórias sendo contadas pelo ponto de vista do narrador-personagem.

Transmissão de todos os jogos da Copa do Mundo pela Internet. Ao vivo. É ou não é a nova mídia tomando seu espaço?

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Parasitas?

Parasita: organismo que vive à custa de outro (o hospedeiro).
Bom negócio: aquele em que todos os participantes saem no lucro. Esqueça essa história de "se dar bem" sobre o outro ok?
Segundo a Biologia, os parasitas tendem a se tornar mutualistas, ou seja, não prejudicar o seu hospedeiro. Em alguns casos, chegam a um ponto evolutivo que inclusive ajudam o hospedeiro. A evolução dos parasitas tendem a procurar, portanto, um bom negócio.

Depois desta biológica explicação, não chamaremos políticos de parasitas. Afinal, se tem algo que eles não fazem é tender a ser benéfico a quem parasitam!

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Ex

Engraçado como o tempo brinca com a gente. Ao mesmo tempo que chego tarde em casa por estar fazendo curso pré-vestibular (os famosos cursinhos) e que chego mais cedo ao trabalho para estudar, recebo um informativo da PUC aos ex-alunos.

Contrastes de uma vida que brinca na linha do tempo. O que vem antes e o que vem depois?