sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Utopia e neoliberalismo

No meio do feriado, um dia útil (?). E nas ruas de São Paulo, a sensação que a vida deveria ser assim todos os dias: movimentado, mas sem o caos que já virou característica da cidade. O feriado mostra que a cidade está saturada de pessoas.

O jornal Agora São Paulo, um veículo popular da capital paulista, estampou em sua capa o crítico problema do metrô paulistano. Segundo dizia a chamada, a integração entre ônibus e metrô - promessa de campanha do cadidato tucano José Serra - aumentou o número de usuários do metrô em 12%. Ainda segunda a matéria, o número de passageiros por metro quadrado subiu para 8, dois a mais do que o limite considerado "tolerável".

O aumento foi sentido principalmente na linha 3 do metrô, que atende a zona leste da cidade. O problema na região é crítico principalmente por conta dos inúmeros "bairros dormitórios". A integração entre metrô e trem, ocorrida ainda no governo da petista Marta Suplicy, já aumentou muito o número de usuários no metrô. Marta não realizou a integração entre ônibus e metrô por receber análise de especialistas dizendo que o metrô não suportariao aumento.

Mas veio o governo tucano. José Serra usou a integração como promessa de campanha - o que de certa forma confirma que a petista realemnte melhorou muito o transporte. Serra então efetivou a promessa, integrou metrô e ônibus e provocou um aumento que pouco a pouco leva o metrô ao colapso diário. Qualquer ocorrência inviabiliza o transporte e prejudica milhares de pessoas.

É fácil tomar esse tipo de decisão e andar de carro todos os dias. Pior: tomar essa decisão e abandonar a prefeitura no meio do mandato - algo que o tucano prometeu veementemente que não iria fazer. A força de vontade para cumprir a promessa foi tão grande que Serra tentou ser o candidado do PSDB à presidência e, frustrado, se contentou em disputar as eleições como candidato a governador do Estado.

Serra só tornou essa medida real para ganhar popularidade. Mas quem pega o metrô todos os dias sabe que ao invés de resolver, só piorou a situação.

Depois tem gente que não gosta que eu fale que os tucanos neoliberais são elitistas.

E lá se vai a sexta-feira utopicamente ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário