quarta-feira, 5 de julho de 2006

L'Italia va avanti

Semifinal de Copa do Mundo. Alemanha, país-sede, melhor ataque, empolgado e com um time ousado.

Itália. Sempre acusada de jogar o "catenaccio", o jogo de resultado, feio, com goleadas por 1 a 0. Um time que ainda não pegou nenhum adversário de tradição (porque não concordo que não tenha enfrentado adversário fortes, haja visto seu grupo).

Um jogo truncado, sofrido, fechado. Domínio da Itália, com controle do meio-campo e algumas jogadas ofensivas. A Alemanha esbarra na forte, fortíssima marcação italiana. Entenda bem: forte marcação. Sim, pois ter a melhor defesa não basta, tem que saber jogar como tal. E jogou.

Cannavaro. Um zagueiro de 1,75 m e altura. Um gigante. Instransponível. Buffon. Um muro de pedra. Gattuso. Um carrapato, às vezes tão chato que até morde.

Totti. Uma estrela apagada durante a Copa. De fato, não brilha. Mas o toque de classe, seus passes eficientes e a visão de jogo contribuem muito para a equipe.

Um time ousado partiu pra cima do adversário em plena prorrogação. Acabou com o que é de praxe: times cautelosos, com medo de perder e não ter tempo de buscar o resultado.

Primeiro, o técnico italiano tirou um jogador de meio-campo, Camoranesi, para colocar um atacante, Iaquinta. Na prorrogação, o técnico chama Del Piero, meia-atacante. O pensamento geral foi: "Sai o Totti". O técnico saca Perrota, outro meio-campista. A Itália, do jogo de resultados, do "catenaccio", jogava com um "quadrado mágico": Totti, Del Piero, Iaquinta e Gilardino (que entrara no lugar de Luca Toni, no fim do tempo normal).

O futebol acabou premiando o jogo mais incisivo, mas ofensivo. Não, não no tempo normal: empate sem gols. Na prorrogação, uma batalha, com chances para os dois lados. Até que que tudo parecia encaminhado para os pênaltis.

Depois da cobrança de um escanteio, Pirlo, um dos destaques da Azzurra, faz uma assistência belíssima ao lateral Grosso, que chuta com curva e marca um bonito gol. Isso aos 14 minutos da prorrogação.

Desespero alemão.

Cannavaro. O zagueiro intercepta o ataque alemão, e puxa o contra-ataque italiano. Bola com Totti, que lança Gilardino. O atacante espera, toca para Del Piero, que com categoria, bate no ângulo.

Azzurra na final, em busca do tetra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário